O JORNAL DE RECREIO,Minas -OJR,M

Ouvir Radiante Recreio Rádio Web:

PARTICIPE

PARTICIPE
DIVULGUE SEUS EVENTOS e COMPARTILHE SOLUÇÕES EM ANO RADIANTE 2018

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Recreio recebe Força Tarefa contra a Dengue

Entre os dias 16 a 20 de dezembro, a cidade de Recreio, que está sob jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, reforçará suas ações de combate à dengue.
O município receberá a Força Tarefa, que é formada por agentes de endemia do município, soldados do exército, agentes da Fundação Nacional de Saúde – Funasa e mobilizadores do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, empresa parceira da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na guerra travada contra a dengue.

Ao todo, a Força Tarefa que atuará em Recreio contará com cinco agentes de combate às endemias da Prefeitura Municipal e os 18 agentes da Funasa, todos irão atuar no combate aos focos do inseto.

Em Minas Gerais a Força Tarefa é formada por agentes da Funasa treinados pela SES-MG no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença soldados e por soldados do Exército, além de caminhões, ônibus para dar suporte às equipes de trabalho, carros fumacê cedidos pelo Ministério da Saúde, bombas costais e os Dengômetros, para informação sobre a dengue.

“Minha Cidade Sem Dengue”

 FOTOS ILUSTRATIVAS DA FORÇA TAREFA EM RECREIO,MINAS DE 28.MARÇO A 5.ABRIL/2011 aqui RADIANTE RECREIO
No sábado, 17/12, quem passar pela Praça Botafogo será convocado a combater a Dengue. Será montado no local um espaço para que as pessoas conheçam como deve ser feito o combate a doença; conheçam o Dengômetro e vejam quais as regiões do Estado de Minas apresentam o maior número de casos, assistam a vídeos educativos e recebam o material preparado pelo Governo de Minas para a Campanha contra a Dengue.

O evento, que ocorrerá das 09 às 13 horas, contará ainda com atrações culturais, como a Dança Caxambu, com aferição de pressão e glicose e brincadeiras para as crianças.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, todo dia é dia de combater a dengue. “A dengue mata, não possui tratamento especifico e não tem vacina, por isso precisamos do envolvimento de toda sociedade, não apenas do poder público, nos trabalhos de prevenção e combate a doença, pesquisas apontam que cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências”, disse.

Dengue Móvel

A passagem do Dengue-Móvel, um caminhão que faz parte da estratégia da Força Tarefa desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais, recolherá na cidade, latinhas, garrafas pet e pneus, materiais que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O caminhão trabalha com a estratégia de troca, ou seja, as pessoas que entregarem os inservíveis que podem se tornar foco do mosquito receberão cadernos, lápis e borrachas, mas principalmente estarão colaborando para a combate ao mosquito da dengue.

Mobilização de parceiros

A SES-MG defende que mobilização social é um recurso de sensibilização das autoridades públicas, dos dirigentes e dos demais membros de instituições não governamentais e das comunidades para que atuem como co-responsáveis pela Saúde Pública. Visando envolver cada vez mais parceiros no combate a dengue no dia 16/12 acontecerá uma Reunião Intersetorial, com todos os setores do município de Recreio e outras entidades privadas, às 15 horas no Centro Cultural da cidade.

Programa Estadual


O Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, lançado no dia 17 de outubro de 2010, pelo governador Antonio Anastasia, é um conjunto inédito de ações, reunindo o esforço do Governo de Minas, Exército, Aeronáutica, Ministério da Saúde, prefeituras e sociedade no enfrentamento à ameaça de uma grande epidemia da doença no Estado.

Entre as ações está a criação de uma Força Tarefa formada por cerca de 400 profissionais e voluntários.

Programação
15/12 – Chegada da equipe da Força Tarefa ao município de Recreio
16/12 – 9 horas: Reunião com Prefeitura – Secretaria Municipal de Saúde
15h às 17 horas: Reunião Intersetorial – Centro Cultural de Recreio
17/12 – 9h às 13 horas: Evento “Minha Cidade Sem Dengue” – Praça Botafogo
20/12 – 16 h às 17 horas: Reunião Avaliação Final – Centro Cultural de Recreio
21/12 – Retorno equipe da Força Tarefa

Roteiro Dengue Móvel

17/12 – 9h às 13 horas: Praça Botafogo
14h às 16h30: Santa Isabel, recreio Centro, Estação Ferroviária
18/12 – 9h às 16 horas: Elmo Justo, Caxias, São Bento, Asilo
19/12 – 9h às 16 horas: Nossa Senhora de Fátima, Botafogo, José Taranto
Luz, e distritos de Conceição, Barreiros e Angaturama

Contatos

Juliane (referência em Mobilização Social) - (32) 9922-5011
Izábio Correa do Bem (Coordenador da Vigilância Epidemiológica) - (32) 9993-8611
Alessandra Rezende (Supervisora de Endemias) - (32) 9989-2222
Gabriela H. de Paula (Secretaria de Saúde)

Autor: Marcella Marques / GRS-JF
FONTE: http://www.saude.mg.gov.br/noticias_e_eventos/recreio-recebe-forca-tarefa-contra-a-dengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário