O JORNAL DE RECREIO,Minas -OJR,M

PARTICIPE

PARTICIPE
DIVULGUE SEUS EVENTOS e COMPARTILHE SOLUÇÕES EM ANO RADIANTE 2018

complemento

complemento : Uma página para você usar como nos bons tempos das edições de complemento. APROVEITE!

complemento foi uma publicação de O JORNAL DE RECREIO, criada na década de 70, impresso em plena época da Geração Mimeógrafo. Se você quer conhecer ou matar a saudade desta época, faça o seu comentário que imediatamente começaremos a falar sobre complemento. Escreva ! Estamos aguardando !

Meu Grito, de Ametista Nunes

O livro de poemas é de 1980, de Salvador, Bahia e Ametista Nunes estava provavelmente em seu 10º aniversário de fazer poesias... pelo menos é o que vem na primeira página .O livro eu acabei relendo quando encontrei entre os outros que recebi na época de Complemento, a revistinha mimeografada que editei nas décadas de 70 e 80...publico agora a capa do livro e em breve estarei falando sobre essas obras que recebi naquela época e procurar atualizá-las.. Mas fica aí a capa e esse comentário.



PENSANDO EM RECREIO E NAS ELEIÇÕES

Lenira Rocha Peres Mercadante

Quem já viveu a experiência de estar fora de Recreio em meio à multidão de pessoas estranhas e encontrar um recreiense? É uma sensação gostosa, ficamos alegres e nos sentimos bem. Estamos ligados sim a nossa terra, às nossas raízes, sentimos saudades e queremos noticias.

Tentarei levar até esses recreienses distantes algumas noticias para amenizar a saudade e proporcionar um pouco de alegria. Nossa Recreio continua acolhedora, alegre e cada vez mais animada. A sua simplicidade de cidade do interior é responsável pela animação de todos e da qualidade de vida que levam. Cidade pequena onde princípios e valores ainda existem. Gente boa que sabe acolher a todos com carinho e muito amor. Só mesmo aqueles que já viveram essa vida e depois passam a morar em grandes metrópoles onde a vida esta ficando cada vez pior devido ao crescimento da população, do numero de veículos, barulhos, vida de apartamento, vizinhos que mal se conhecem, violência, assaltos, medo e insegurança. Ninguém tem mais segurança e nem tranqüilidade. Só quem já viveu a tranqüilidade que Recreio oferece é capaz de valorizá-la e perceber que os encantos das grandes cidades têm o preço da intranqüilidade.  Estes sabem o valor da nossa terra e quanto ela nos oferece de bom.

Nossa terra esta cada vez melhor. Um povo animado que gosta das coisas simples do interior, como festas juninas e julhinas, com muitas delicias e gostosuras. Barraquinhas, leilões, chocolate com quentão, cachorro quente, canjiquinha, salgadinhos, bolos e doces e a tradicional dança da quadrilha. Sem falar das excursões que fazem sempre promovidas pela Melhor Idade que oferece também Forró todos os sábados e jantares com musica ao vivo.

Temos também lugares de lazer que se destacam pela beleza e organização. A Cachoeira dos Monos que recebeu um trato todo especial pelo novos donos oferecendo mais alegria e conforto para os freqüentadores e visitantes e funciona também à noite onde se realizam shows.

O Colina e Social são clubes muito freqüentados oferecendo lazer e tranqüilidade para seus sócios. Para se fazer um programa existem vários lugares: pizzarias, pastelarias, porções de salgadinhos, deliciosos cachorros quente e outras iguarias.

A Praça Américo Simão tornou-se ponto de encontro de amigos para uma cervejinha, colocar a conversa em dia e assistir jogos pela TV.

O progresso está chegando embora em passos lentos. Considerando a idade de Recreio e comparando-a com outras cidades do mesmo porte , tivemos  avanços como as casas populares, creche, ruas muito limpas, telefonia celular e outras melhorias de grande importância. Mas a área de saúde esta deixando muito a desejar. Saúde é vida. Como se vive tranqüilo sem recursos nesta área? É preciso melhorar. RX só a partir das 15 horas nos dias úteis.  Quem não tem recurso tem que esperar. Reconheço que esta situação está precária em vários lugares, mas é necessário no programa de governo dar prioridade à saúde.  As eleições estão chegando e é hora de muita reflexão na escolha dos candidatos . É grande a nossa responsabilidade nessa escolha. Escolher sempre aquele que sabe administrar com honestidade e que seus projetos estejam voltados para o bem-estar do povo e não de um pequeno grupo de privilegiados. Que não usem a política para benefícios próprios.

Já conhecemos o trabalho dos que foram prefeitos de Recreio. É só fazer um balanço do que foi feito e analisar com consciência crítica. Quanto a candidatos que nunca ocuparam o cargo de prefeito e vereador, é importante que procuremos neles algumas qualidades como: capacidade administrativa, honestidade, plano de governo que privilegie as necessidades de Recreio e que na realidade visem o bem comum. Que trabalhem pelo povo, pela nossa Recreio.  

ALEX DE PAULA SOUZA seus contos e crônicas AQUI RECANTO DAS LETRAS

TROCADALHOS por Celso Lourenço
1 - Napoleão até que tinha o seu lado bom, `a parte.
2 - Se não há vida em Marte, mote também não há.
3 - Não use RENEW, o creme não compensa.
4 - A maioria dos políticos  católicos adoram "omissão".
5 - Quem entendia bem o português era a Marquesa de Santos.
6 - O melhor -  que advém da doença da paixão, é sequelas mulheres me amassem.
7 - Para vivermos só de realidade, precisamos desobstruir a utopia.
8 - O regime militar emagreceu muita gente.Deixaram-nos a osso puro.
9 - Infelizmente em abril foi decretado o fim da Lei de Laura.
10 - Um escritor precisa suar, assim como o Ariano Sua ssuna