O JORNAL DE RECREIO,Minas -OJR,M

Ouvir Radiante Recreio Rádio Web:

PARTICIPE

PARTICIPE
DIVULGUE SEUS EVENTOS e COMPARTILHE SOLUÇÕES EM ANO RADIANTE 2018

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Depois da chuva...

OS ESTRAGOS DA CHUVA EM RECREIO,MINAS
Com as chuvas do final de ano e primeira semana deste ano, o município de Recreio também sofreu diversos estragos que ainda continuam importunando os moradores. Ruas cheias de lama , alagamentos e uma cratera que ficou aberta em uma rua próximo ao Parque de Exposição foram alguns dos problemas enfrentados por muitos recreienses e visitantes. Entupimento de bueiros em muitas ruas da cidade sem contar dezenas de ruas em diversos pontos, cobertas de lama , foi o resultado dos desmoronamentos de terra dos morros no Bairro da Exposição, Canto da Fábrica, Canto dos Ferreira, Alto do Asilo,  Alto da Matriz, Grotinha, Alto da Caixa Dágua.

 MORRO DO BAIRRO JOSÉ DE FREITAS COUTINHO





No Bairro José de Freitas Coutinho ( Casinhas do Taranto ) uma casa em estado de risco de cair, foi condenada pela Defesa Civil, com a retirada da família e o que pôde ser retirado, ficando ainda alguns móveis por ser difícil a sua retirada, para não haver risco de desmoronamento.




A queda de barranco na entrada desse bairro, foi em maior proporção do que as outras vezes, ao lado da nova rua aberta e que só é usada por pedestres e pequenos veículos. O lugar apresenta perigo e não foi interditado pela Defesa Civil. As pessoas e pequenos veículos passam pelo local que só dá passagem para um de cada vez e aparentemente há risco de desmoronamento.





O morro também teve deslizamento de terra próximo a escada, no Canto dos Ferreira , que dá acesso ao Bairro José de Freitas Coutinho,  cujo local não foi interditado  e continua sendo usado, embora esteja  ao lado da casa que está em risco de cair e das duas casas , na parte baixa, que foram soterradas parcialmente .Um dos  imóveis é de contrução recente, e o outro ainda está em fase de construção.



MORRO DA GROTINHA

A Rua Conceição e a Rua do Posto de Gasolina, na proximidade da Rua da Grotinha sofrem também com a descida de lama e os paralelepípedos estão soltos e afundando. A subida da Grotinha também está nesta situação. Esse problema com as pedras soltas e afundando está em diversas ruas calçadas na cidade.


MORRO DO ALTO DA MATRIZ




O muro de arrimo na Ladeira Arlindo Peres que caiu também com a chuva teve os seus primeiros cuidados com a cobertura de lona e diversos sacos de areia para desviar a descida da água de chuva, estando o local cercado de fita de isolamento.





Ao lado do muro de arrimo, abaixo da Casa e Salão paroquial, na ladeira João Paulo II houve desmoronamento de encosta do morro do Alto da Matriz, ao lado da Ladeira dos Guimarães. É deste morro, que toda vez que chove que desde as águas da chuva trazendo a terra e levando lama para a Praça Américo Simão, Rua Serafim de Almeida Coimbra e Rua Aragão, onde estão os bueiros entupidos. Um dos bueiros da Praça Américo Simão, ao lado do Bar Saturno está sendo restaurado, recebendo toda a reforma necessária para melhor escoar as águas, O mesmo provavelmente será feito nos outros bueiros desta parte da cidade e outras ruas onde há diversos bueiros entupidos. Paralelo a esse trabalho, deve ser feito o serviço de contenção no Morro da Matriz, próximo à Passarela João Paulo II e na Ladeira Arlindo Peres.



BUEIROS ENTUPIDOS
Na rua Francisco Uffer de Freitas ( Aragão) bueiros entupidos impediram o escoamento das águas e mais uma vez trouxeram problemas de inundações no local. O mesmo problema ocorreu em  muitas outras ruas onde os bueiros estão sempre entupidos como na Rua Conceição, ruas próximas a Avenida asfaltada , Canto da Fábrica e ruas no Bairro da Exposição.



ALTO DO ASILO

Alto do Asilo e outros bairros da cidade com morros também tiveram desbarrancamento com as chuvas. Foram registradas seis ocorrências  na Defesa Civil, no Destacamento da Polícia Militar referente às consequências das chuvas do final de ano e primeira semana de janeiro. Até agora não há nenhuma informação oficial se já está sendo providenciado a restauração de encostas no município, onde houve quedas de barrancos. A Comissão de Pessoas que fazem parte da Defesa Civil no município ainda não deu o seu parecer oficial.



MORRO DA EXPOSIÇÃO

O morro na Avenida Owaldo Alvim, próximo ao Parque de Exposição, há muitos anos, com as constantes retiradas de terra, em toda época de chuva sofre queda e a lama invade todas as ruas entupindo os bueiros e deixando aquele  lamaçal. Os moradores já entraram na justiça , denunciando a retirada de terra no local e sobre o problema que enfrentam. De todos os lamaçais que invadem a cidade, por ocasião das chuvas, a terra que desce do Morro da Exposição é a que mais provoca danos atingindo um maios número de ruas .

Houve inundação de ruas, chegando algumas casas a ficarem alagadas próximas ao córrego da Rua Conceição e também próximas ao Córrego na Rua Ferreira Neto e no córrego próximo a Avenida Asfaltada.


CÒRREGOS

Nos meses de dezembro/2011 e primeira semana de janeiro/2012 por diversas  vezes o nível do córrego dos Monos subiu mas não houve inundações, mas assustou e colocou os moradores de sobreaviso. Mas com as chuvas de domingo a terça-feira, nas madrugadas de 30 e 31 de janeiro os córregos de Recreio transbordaram e ocorreu inundação em diversos pontos dda cidade, ficando pelo menos um terço da cidade alagada e sem condições de trânsito, com milhares de pessoas desabrigadas pelo menos duas horas. Os pontos mais atingidos foram os próximos ao Córrego dos Monos.
 

BARREIROS

Em Barreiros a inundação foi em grande proporção e desabrigou por algumas horas diversas famílias. As águas chegaram a cobrir as traves do Campinho de Futebol e houve abertura de crateras.



OCORRÊNCIAS NA DEFESSA CIVIL

Até agora são seis as Ocorrências registradas no Destacamento da Polícia Militar, na Defesa Civil, referente às consequencias das chuvas de final de ano e primeira semana de janeiro:
-- Deslizamento de terra no Alto do Asilo;
-- Casa residencial interditada no Canto dos Ferreiras, em estado de risco;
-- Queda de muro de arrimo na Ladeira Arlindo Peres, trazendo risco para escadaria pro Alto da Matriz;
-- Desmoronamento de barranco no morro do Alto da Matriz, próximo ao muro de arrimo da Ladeira João Paulo II (Ladeira Guimarães);
-- Duas casas com problemas de alagamento na Grotinha .




Um comentário:

  1. olá, bom dia ...
    entendemos que a chuva é um fenômeno meteorológico, e que as autoridades sabem que em janeiro é um mês propenso a fortes chuvas,
    e não obstante isso nada fazem para prevenção.só quando realmente acontecem as catástrofes é que se preocupam com o fato, que é consequencia do que não foi feito .
    não falo só por recreio , mas sim por várias outras cidades e municípios ............
    é triste vermos isso , as pessoas perdendo a vida e seus bens ,apesar de que da parte material corremos atrás ...mas será que precisáriamos passar por isso?não seria melhor prevenirmos?
    Quero crer que este ano as autoridades "competentes", após verem aqui e em outros municípios a consequencia do descaso lembrem-se, que no dia 03 de outubro temos um encontro marcado,com as urnas ,onde certamente deixaremos claro a nossa opinião.
    melhor prevenir que remediar..

    ResponderExcluir